Artigo da Administração SETREM será apresentado em Jornada na Argentina

 O artigo “Análise do comportamento dos consumidores de lácteos”, de autoria das acadêmicas do curso de Administração da SETREM, Patrícia Lacks e Caroline Alflen, orientadas pelos docentes Jesildo Moura de Lima e David Basso, foi seleccionado para o evento “X Jornadas Interdisciplinarias de Estudios Agrarios y Agroindustriales Argentinos y Latinoamericanos”, que será realizado em Buenos Aires, na Argentida, de 7 a 10 de novembro, integrando o eixo temático“Cadenas Agroindustriales”.

A pesquisa foi desenvolvida na região Noroeste do Rio Grande do Sul no Sul, na qual pequenos agricultores familiares garantem através da produção de leite a geração de renda e sobrevivência. “Saber o que o consumidor de leite prefere e ou deseja se torna importante devido a possíveis impactos na produção local. Para isso, o estudo buscou conhecer o comportamento dos consumidores de lácteos local”, destaca Patrícia.

Foram entrevistados 279 consumidores. “Através dos resultados identificamos os produtos lácteos consumidos, a frequência, os gastos com o produto, as marcas e atributos levados em conta pelos consumidores. No consumo, o maior índice ficou com o leite, com 23,44%, seguido pelo queijo, com 16,35%, e o iogurte, com 16,11% dos entrevistados”, detalha Caroline.

Também foi identificado que 68,10% dos entrevistados afirmaram consumir lácteos diariamente e o valor gasto com esses produtos ao mês é até US$ 15,80. “Futuramente este trabalho visará a contribuição com os pequenos produtores de leite para a melhoria da produção avançando na qualidade de vida sua, da família e das comunidades, minimizando a migração para centros urbanos, bem como a expulsão de suas terras devido a competição com grandes produtores”, conclui Lima.

Acadêmicas e o docente Lima estarão em Buenos Aires para apresentação do trabalho. A pesquisa também integrará a programação do evento INOVALAC, promovido pelo curso Superior de Laticínios da SETREM, com os dados completos apresentados no dia 30 de novembro.

Fonte Assessoria de Imprensa / Paulo Vitor Daniel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *