As bolsas clássicas voltaram a reinar

Nos últimos anos, as bolsas viraram telas em branco a serem preenchidas pelas equipes de design. Pinturas, bordados, aplicações e enfeites maximalistas resultaram em hits. Contribuíram muito para isso o efeito Gucci e sua it-bag Dionysus, que surgiu no primeiro desfile de Alessandro Michele e a cada temporada ganha novas interpretações em cima do monograma GG.

Na contramão de todo esse excesso, porém, cresce uma tendência mais discreta. É tudo parte de um resgate de elementos vintage, só que com foco em modelos mais clássicos. Menos detalhes fun, mais estrutura. Menos ornamentos, mais foco em couro, jacquard, canvas e monograma. Não tem receita certa: as marcas revisitam seus ícones, mesclando referências dentro de seus próprios arquivos. As peças remetem ao passado, só que com um twist.

A nova aposta da Fendi, por exemplo, é a Runaway, bem bold, com uma moldura formada pelos contrastes de cor. Em escala menor, ela se pareceria com modelos hit dos anos 1930. A Saint Laurent aposta na Bellechasse, uma reinterpretação das pastas de documento antigas. A pegada vintage segue forte na Louis Vuitton desde a Petite Malle, o primeiro grande sucesso de Nicolas Ghesquière. Na última temporada, a City Steamer, outra releitura feita por ele com shape bem clássico, reinou absoluta na passarela. Sem falar na versão icônica da Bamboo, mais arredondada, que reapareceu no desfile da Gucci.

fen_det_fw17_107

Na Dior, ressurge com força o monograma Dior Oblique, criado por Marc Bohan em 1967, que parecia ter se esgotado quando Galliano o tornou febre nos anos 2000. Maria Grazia Chiuri achou esse um bom momento para desengavetar o jacquard e lançou-o como um desafio aos fashionistas. Rihanna, embaixadora da marca, topou na hora e é vista com as bolsas desde o desfile. Estava com um uma delas quando foi recebida pela primeira-dama francesa, Brigitte Macron, no Palais de l’Élysée.

dio_det_fw17_205


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *