Atuação dos Centros Familiares de Formação por Alternância é tema de grande expediente

Presidente em exercício da Assembleia Legislativa do RS, a deputada Zilá Breitenbach (PSDB), prestigiou nesta quarta-feira, 08, o Grande Expediente para destacar o papel relevante da Escola Família Agrícola, proposto pelo deputado Neri o Carteiro (Solidariedade).

 A EFA surgiu na França, em 1935, e integra movimento mundial de Centros Familiares de Formação por Alternância, cuja finalidade é fixar os jovens no campo através da educação de qualidade, em modelo comunitário. Desde 2013 em funcionamento, três turmas foram formadas e registra 80% de permanência dos jovens no campo.

Esse modelo tem quatro escolas funcionando no Rio Grande do Sul, a pioneira em Santa Cruz do Sul, e em Caxias do Sul, Vale do Sol e Canguçu. São escolas de Ensino Médio, surgidas da mobilização de agricultores familiares, lideranças comunitárias, sindicatos e associações com o intuito de fixar os jovens no meio rural.

A deputada Zilá, que quando prefeita de Três Passos recebeu o prêmio do Sebrae “Prefeito Empreendedor” em nível nacional representando toda região Sul do país graças a um projeto que incentivava o empreendedorismo na propriedade rural e a permanência dos jovens no campo, parabenizou os integrantes da Escola Família Agrícola pelo trabalho que desenvolvem.

A homenagem foi acompanhada por diretores e estudantes do estabelecimento de ensino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *