Avaliação Neuropsicológica

21040425_1618332898240754_1626663545_n

Psicóloga Gabriela Fenner Bender – Especialista em Neuropsicologia

O que é Avaliação Neuropsicológica?

A avaliação neuropsicológica consiste em um método de investigação detalhada da relação entre o comportamento humano e seu funcionamento cerebral, em todas as idades. A avaliação é realizada através de aplicação de instrumentos padronizados (testes, baterias e escalas) analisando habilidades como a atenção/concentração, memória, raciocínio, percepção, linguagem, aprendizagem, habilidades acadêmicas, funções motoras e executivas, afeto, entre outras.

Quando procurar uma Avaliação Neuropsicológica?

Na prática clínica é comum a indicação de avaliação neuropsicológica em todas as idades. Em crianças e adolescentes as indicações mais frequentes são para dificuldades de aprendizagem, alterações comportamentais e de conduta, suspeitas de Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Desenvolvimento Intelectual ou Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Em adultos e idosos busca-se a avaliação neuropsicológica principalmente em problemas de memória, déficits cognitivos pós lesões cerebrais decorrentes de tumores, traumatismos ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), déficits associados ao alcoolismo e/ou outras drogas, Doença de Parkinson, assim como em suspeitas de doenças neurodegenerativas (Alzheimer e outras demências). Também é comum, em todas as idades, em casos de Epilepsia, traumas e na diferenciação do diagnóstico de déficit cognitivo por causa neurológica e/ou emocional (doenças psiquiátricas como depressão, esquizofrenia, bipolaridade). A avaliação neuropsicológica também é frequentemente utilizada em algumas situações legais, como a necessidade de se documentar de modo objetivo o estado mental alterado de um indivíduo com vistas à sua interdição (por senilidade, deficiência mental, sequelas de traumatismos, entre outros).

Qual a importância da Avaliação Neuropsicológica?

Sua importância reside na busca pela identificação precoce da presença de algum prejuízo ou déficit, bem como o grau de sua evolução, auxiliando no diagnóstico médico e no estabelecimento de possíveis intervenções e de reabilitação específica para cada paciente, além de indicar a necessidade de adaptações na escola e orientações a professores, profissionais de saúde e familiares, visando o bem estar e uma melhor qualidade de vida para o mesmo.

Quais são os campos de atuação do neuropsicólogo?

O Neuropsicólogo atua principalmente no auxílio de diagnósticos (avaliação neuropsicológica) e no tratamento (reabilitação neuropsicológica). Os principais campos onde o Neuropsicólogo é requisitado incluem: instituições acadêmicas (pesquisa, docência), hospitais (avaliações pré e pós-cirúrgica), juizados (avaliação e perícias), clínicas (avaliação e reabilitação) e atendimentos domiciliares (reabilitação). Atualmente, a grande parte da população que procura um Neuropsicólogo vem encaminhada por Psicólogos, Psiquiatras, Neurologistas e Escolas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *