Cisternas em propriedades rurais

Uma propriedade utiliza uma grande quantidade de água em seus processos diários. Uma boa maneira de reaproveitar água e diminuir os gastos de uma propriedade é utilizar as cisternas, reservatórios que servem para captar, armazenar e conservar a água da chuva. Sendo uma das mais antigas formas de coletar e armazenar a água, a cisterna permite fazer uma reserva hídrica para ser utilizada em momentos de maior necessidade pelas famílias, seja para o consumo humano, dessedentação animal ou irrigação dos cultivos. Nossa reportagem entrevistou o zootecnista e diretor do escritório da EMATER/RS de Três Passos, Kelvis Rauber.

Como funciona uma Cisterna?

A cisterna, quando planejada de acordo com as necessidades da família ou propriedade, pode garantir a quantidade de água necessária e com qualidade para a manutenção de todo o sistema produtivo dos sistemas. Existem diversos modelos de cisternas disponíveis no mercado, sendo necessária uma avaliação da quantidade de água exigida pela propriedade para a escolha daquela que se adapta melhor ao sistema como um todo.

Cisterna subterrânea de polietileno Cisterna de ferrocimento

 

 

 

 

 

Quais as vantagens de possuir uma cisterna na propriedade rural?

Garantir acesso à água para produção no meio rural de forma a promover a segurança alimentar e hídrica, através da construção de reservatórios específicos de acordo com a necessidade de cada propriedade; Minimizar a situação de escassez de água para atividades produtivas das famílias beneficiárias em épocas mais críticas;
Aumentar a reserva hídrica nas pequenas propriedades rurais; Garantir a segurança alimentar e nutricional, através da produção para autoconsumo e comercialização de excedentes;
Qualificação dos beneficiários em gestão hídrica e uso sustentável dos recursos naturais para melhor uso e aproveitamento dos mesmos; Disponibilizar maior oferta de água para dessedentação animal em sistemas de criação intensivos e semi intensivos (avicultura, suinocultura e bovinocultura de leite).

Como construir uma cisterna?

A construção de uma cisterna dependerá de qual sistema será adotado como ideal para a propriedade. O modelo de cisterna mais utilizado nos sistemas agrícolas atuais é o escavado utilizando geomembrana pead de 0,8 mm. É fundamental para o dimensionamento do sistema que o produtor avalie a real necessidade de qual quantidade de água armazenada será utilizada durante as épocas críticas do ano.

Demarcação e escavação do local destinado à cisternaInstalação da estrutura de sustentação da coberturaCisterna pronta com cerca de proteção

Para que a água da cisterna pode ser utilizada?

A água armazenada nos diferentes modelos de cisternas pode ter os mais diversos fins, podendo atender a todas as demandas da propriedade, desde o uso na irrigação dos cultivos anuais e pastagens, dessedentação animal dos sistemas produtivos, utilização nas cadeias de ciclo curto (horticultura) e até mesmo no consumo humano da família. Importante frisar que para utilizar essa água armazenada no consumo das pessoas é importante realizar a análise periódica da água estocada e a cloração da mesma sempre que necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *