Coordenadorias de Educação trocam experiências sobre redução da violência escolar

Representantes das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) do estado participam nesta terça-feira (7) o 1º Seminário Estadual de Experiências Exitosas da Cipave e 2º Seminário Regional da Cipave: Ações Escolares que Encantam Corações em Busca de Paz. Os eventos ocorrem no auditório da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a partir das 8h30min. A finalidade é discutir e socializar experiências ocorridas a partir da implantação do Programa Cipave, atualmente presente em 2.383 das 2.545 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.

Os secretários da Educação (Seduc), Ronald Krummenauer, e do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), Maria Helena Sartori, farão parte da mesa principal, além de autoridades regionais.

Criadas em Caxias do Sul em 2012, as Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Programada Cipave) se transformaram em lei estadual em 2013, quando foi sancionada a lei 14.030, da então deputada estadual Maria Helena Sartori.

Desde 2015, o governo do Estado prioriza a formação e implantação do programa. Mais do que controlar dados necessários para monitoramento, o Programa Cipave averigua as circunstâncias em que os problemas ocorreram e planeja formas de prevenção, além de formar parcerias com entidades públicas e privadas para auxiliar nesse trabalho preventivo. Atualmente, 11 tipos de delitos são controlados pela Cipave, que ajuda na redução da criminalidade nas escolas e no entorno.

Fonte Assessoria de Imprensa / Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *