Crianças da educação infantil de Passo Fundo fazem plantio de mudas de hortaliças

Crianças da educação infantil da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Santa Luzia, de Passo Fundo, tiveram a oportunidade de colocar a mão na terra e plantar alimentos que serão consumidos por elas. Isso foi possível por meio de um trabalho realizado em parceria entre a escola e o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo. Na tarde desta quinta-feira (30/08), foi realizado o plantio das mudas de hortaliças. A atividade contou com a participação das crianças.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Alessandro Davesac, a proposta partiu da professora e diretora da Emei Santa Luzia, Cladiane Dalalana Schmitt. O objetivo foi trabalhar com hortaliças e chás, com propósito não apenas da produção, mas também de oportunizar um espaço lúdico para as crianças manipularem e terem contato com o solo e com as plantas, explicou.

A Emei Santa Luzia atende crianças em turno integral e essa atividade envolveu 35 alunos. É muito lindo ver essas crianças interagindo, ver seus olhares e a diversão no ato de plantar. Parabéns aos responsáveis que nos desafiaram. Juntos, transformamos um sonho numa realidade, exclamou o agrônomo. Ele conta que esse trabalho teve início com a análise de solo e as correções necessárias do espaço. Após, foram feitos os canteiros, com a estrutura da Secretaria Municipal do Interior, e realizada a colocação de mulching sob os canteiros, com exceção da área onde foi plantada beterraba. As crianças participaram de todo o processo de plantio das mudas.

Esse foi um projeto piloto, que vem despertando o interesse de outras escolas. É uma forma de termos produto de qualidade, visando a segurança e soberania alimentar, além de oportunizar bons hábitos alimentares às crianças, finalizou Davesac.

Fonte/foto: Vanessa Almeida de Moraes   |Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Passo Fundo 


Um comentário em “Crianças da educação infantil de Passo Fundo fazem plantio de mudas de hortaliças

  • 30 de setembro de 2018 at 12:55
    Permalink

    É muto importante estimular as crianças a um hábito de responsabilidade com a natureza, mostrando a elas que o alimento não é apenas algo que colocamos no prato para nos alimentar, e sim que devemos dar valor a todo o alimento e ter a responsabilidade com o mundo, ensinando como funciona o ciclo de vida da natureza.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *