Crissiumal: Secretária Municipal de Saúde prorrogou o programa inverno gaúcho

A Secretaria Municipal de Saúde de Crissiumal, informou no fim da tarde da última sexta-feira, 16, que o Programa Inverno Gaúcho Crisisumalense foi prorrogado por mais uma semana, até o dia 23 de agosto (próxima sexta-feira), devido as mudanças climáticas e a persistência das doenças respiratórias que vem acometendo a população crissiumalense. Os atendimentos ocorrem das 17h às 20h, de segunda à sexta-feira, exclusivamente, para pessoas que apresentam sintomas característicos de doenças respiratórias.

Esta iniciativa, tem como objetivo o controle das Infecções Respiratórias Agudas, sendo que, tais doenças têm grande impacto na morbimortalidade de indivíduos e durante o período de inverno geram uma grande demanda e sobrecarga dos serviços.

Mesmo que, somente com recursos próprios para tal atividade, a Secretaria está oferecendo esse serviço para a população que necessita de atendimento, e principalmente às pessoas que trabalham durante o dia. Porém, pede-se a compreensão, para buscar o serviço em caso de doenças respiratórias, entendendo que o cuidado continuado, ou seja, as consultas de rotinas, para mostrar exames, trocas e renovações de receitas sejam efetuadas junto ao ESF, com médico e equipe de referência.

Esta é mais uma das atividades fora no horário habitual, como já ocorreram e estão ocorrendo várias durante este ano, para qualificar e melhorar o acesso aos usuários. “Estamos utilizando estes momentos para atender as demandas que as equipes veem como necessária, com objetivo de atender a população que não tem oportunidade de acesso durante o dia, e também para diminuir as filas em horário normal, ainda mais neste período que temos muitas doenças respiratórias”. Diz Suelen.

 

Fonte/Foto: Secretária Municipal de Saúde de Crissiumal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *