Derrubadas e Tuparendi recebem Troféus Destaque Sorrindo Para o Futuro 2017

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc entregou nesta terça-feira (13/03), durante o XIII Encontro Estadual do Programa Sesc Sorrindo Para o Futuro, Troféus “Destaque Sorrindo Para o Futuro 2017” a nove cidades gaúchas, que mais se empenharam na atenção à saúde bucal de seus alunos da rede pública de ensino. Duas delas são da região de Santa Rosa: Derrubadas foi agraciado na categoria até 350 alunos participantes; e Tuparendi na categoria até 1000 alunos. O encontro aconteceu no Teatro do Sesc, em Porto Alegre. Outras informações sobre o programa podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/sorrindoparaofuturo.

Para a odontóloga Fabiana Kapper Fabricio, de Tuparendi, fazer parte desta ação e receber o troféu é muito importante. “É um reconhecimento do nosso trabalho. Já fazem três anos que a prefeitura atua em conjunto com o Sesc/RS e essa parceria reflete no sorriso das crianças”, destaca. Já para a dentista de Derrubadas, Miriam Patícia Long, a união entre as instituições é um apoio muito forte para a saúde bucal preventiva. “Nossa atuação com o Sesc/RS é recente, mas já traz resultados significativos. Os kits e todo o conteúdo lúdico do Programa cativa as crianças”, afirma.

Programa Sesc Sorrindo para o Futuro é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as prefeituras municipais desde 2003. Em constante inovação, o programa vem trabalhando na prevenção de fatores de risco, estimulando a formação de escolas promotoras de saúde e gerando motivação e envolvimento da comunidade escolar.

O ano de 2017 contou com 205 municípios parceiros e foram assistidas mais de 175 mil crianças, de 1.764 escolas, por meio de medidas educativas e de promoção em saúde bucal pelo Programa. De acordo com o coordenador estadual do Sesc Sorrindo Para o Futuro, Leandro Sapiro, o programa é desenvolvido em prol da saúde das crianças para um futuro melhor, mas para isso é preciso atuar com medidas de prevenção. “Nós, como odontólogos e educadores, temos a capacidade e o dever de buscar soluções para a construção de uma sociedade melhor”, afirma.

Ao longo de todo o ano, foram coletados dados de saúde bucal a partir da avaliação de mais de 86 mil crianças, onde o destaque foi a redução de 6,07%, em relação a 2016, do Índice de Dentes Cariados, Perdidos e Obturados CPO dos primeiros molares. O mesmo dado ao ser comparado com o ano de 2015, teve impacto ainda maior, com uma redução de 44,65%. Um alerta feito pela pesquisa é que mais da metade das crianças avaliadas apresentaram condição de sobrepeso ou obesidade.

Saúde Sesc – O Saúde Sesc – Uma Vida Melhor trata-se do conjunto de ações desenvolvidas pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em prol da promoção de uma vida mais saudável para os gaúchos. Desde sua criação, o Sesc tem a saúde como uma de suas prioridades e por isso desenvolve atividades na área preventiva e curativa com iniciativas como o programa Sorrindo para o Futuro, além das Unidades Sesc de Saúde Preventiva e OdontoSesc, além dos consultórios odontológicos.

 Assessoria de Imprensa Sesc/RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *