Descubra qual tipo de impressora é ideal para você!

Escolher uma boa impressora depende de qual será a finalidade da mesma. Existem muitos tipos, de varias marcas, modelos e tipos de impressão. Para fazer essa escolha é necessário que você saiba para que irá utilizá-la e a quais demandas essa irá atender. Se você está precisando de uma impressora e não saber qual escolher, conheça os tipos de mais comuns, qual material essas utilizam e para que usos essas são indicadas:

Fax-Icon1

Laser: São utilizadas em locais onde o volume de impressão é alto, como empresas, escritórios, instituições de ensino e hospitais. Quanto maior for o volume de impressão, mais baixo será o custo de impressão. O equipamento possui alta qualidade e velocidade de impressão. As impressoras laser utilizam toner, uma tinta em pó, extremamente fina que quando aquecida gruda no papel, fixando a impressão na folha.

Fax-Icon1

LED: São semelhantes às impressoras laser e assim como em alguns modelos a laser, os cilindros são alinhados horizontalmente, permitindo que o equipamento consiga trabalhar com papéis de diversas gramaturas, tipos e tamanhos. Essas são utilizadas desde gráficas até exames médicos como, por exemplo, raio-x, ultrassom, ressonância magnética e tomografia.  Assim como as impressoras laser, utilizam toners que são aquecidos e grudam no papel.

Fax-Icon1

Jato de tinta: São ideais para baixo volume de impressão, por isso, são mais comuns em residências ou microempresas. Possuem boa qualidade e velocidade de impressão, porém, ainda são inferiores às impressoras laser. Por outro lado, o valor do equipamento costuma ser menor, por esse motivo são amplamente utilizadas no uso doméstico. Utiliza cartuchos de tinta, que são pequenos em relação a outras tecnologias, por isso, possuem uma capacidade de impressão reduzida.

Fax-Icon1

Cera: São impressoras com o funcionamento semelhante às jato de tinta, porém, o processo utiliza blocos de cera sólidos ao invés dos cartuchos de tinta líquida. Possuem as mesmas aplicações de uma impressora jato de tinta e são igualmente recomendadas para uso doméstico, porém, os valores do equipamento ainda são caros em comparação com as impressoras jato de tinta.  Os suprimentos são blocos de cera sólidos, no esquema de cores CMYK.

Fax-Icon1

Multifuncionais: São adequadas para diversos ambientes, desde empresas e escritórios até hospitais e universidades. Indiferentemente do tipo da impressora, as multifuncionais são equipamentos amplamente difundidos por possuírem recursos extras. Elas são capazes de realizar cópias, escanear para armazenamento digital e até enviar fax. Por essas atividades serem comuns em empresas de pequeno a grande porte, as multifuncionais se tornaram populares rapidamente. São equipamentos de impressão com funções adicionais, por este motivo a tecnologia de impressão depende do equipamento, podendo ser laser ou jato de tinta.

Fax-Icon1

Plotter: São utilizadas para impressões maiores, onde a qualidade da impressão deve ser excelente. São comuns em empresas de engenharia, arquitetura e estúdios fotográficos. Hoje em dia, a tecnologia das plotters permite imprimir imagens em grande formato com qualidade fotográfica, por este motivo são usadas também na impressão de obras de arte. As plotters utilizam cartuchos de tinta, porém, como a alta qualidade e fidelidade das cores é essencial, os melhores equipamentos não ficam restritos às 4 cores do CMYK, e podem variar entre 6, 8 ou 12 cores.

Fax-Icon1

3D: São capazes de criar desde objetos mais simples, até os mais complexos. Esse tipo de impressora é usado nos mais diversos campos, como medicina, engenharia, automobilismo e até em forças armadas. Hoje em dia pode-se fazer praticamente qualquer coisa, desde simples ferramentas, como um martelo, até construções complexas como veículos automotivos. Os materiais utilizados mais comuns são os plásticos, porém, há impressoras que possuem fusão a laser, nessas usam-se até metais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *