Dia do Chocolate: ao leite é o preferido dos três-passenses

Hoje é celebrado o dia de um dos doces mais amados no mundo. Pode ser barra, bombom, puro ou com outros ingredientes, é raro encontrar alguém que não goste de chocolate. No dia 26 de março, é celebrado o Dia do Cacau, principal matéria-prima para a produção do chocolate, por isso, a data também é considerada Dia do Chocolate.

Além de gostoso, esse alimento tem grande influência em nosso organismo. O cacau apresenta em sua composição nutricional cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês e selênio, além de ser uma importante fonte de compostos fenólicos. Alguns destes componentes possuem efeito anti-inflamatório, melhoram a circulação sanguínea, reduzem o colesterol, retardam o envelhecimento e melhoram o desempenho mental. Além disso, o chocolate fornece ao corpo o aminoácido triptofano, essencial na produção da serotonina, que está relacionada ao humor, ao sono e ao apetite.

Segundo Katia Ledur, vendedora em uma livraria que trabalha com uma linha de chocolates de Gramado, a preferência dos consumidores no Dia do Chocolate assim como, em outras datas comemorativas, é o chocolate ao leite. “O chocolate proporciona alegria, satisfação e por ser um doce tradicional e ainda mais com esse friozinho está saindo bastante” comenta Katia.

São diversos os tipos de chocolate, que apresentam composições diferentes e, por isso, benefícios distintos para a saúde. Quanto mais cacau na composição do chocolate, mais saudáveis e melhores os resultados para o corpo. Mesmo com efeitos positivos, chocolate demais pode fazer mal, já que contém grande quantidade de açúcar e gordura. Para que essas gorduras não sejam acumuladas, o ideal é que o chocolate seja consumido durante o dia, preferencialmente até almoço. Assim como no consumo de outros alimentos o segredo está no equilíbrio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *