Diretor da UFFS participa de seminário na Câmara dos Deputados

 O diretor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, Anderson Alves Ribeiro, participou, na semana passada, de mais um seminário da Subcomissão Especial dos Campi Fora de Sede das Universidades Federais e Institutos Federais (IFES), em conjunto com a Comissão de Educação, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A subcomissão foi instalada em 2017 e tem por objetivo reunir os diretores de campi das IFES para debater dificuldades e avanços do modelo de interiorização do Ensino Superior no Brasil. No encontro desta semana também participaram o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), Paulo Barone, e o representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Marco Antônio Juliatto. Além da reunião, os diretores também participaram do Seminário Internacional e IV Encontro Nacional dos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares.

Além de Anderson, a diretora do Campus Chapecó da UFFS, Lísia Regina Ferreira, também participou das atividades. Ribeiro reforça que a participação nos seminários da subcomissão proporciona conhecimento sobre “o processo de expansão e interiorização do Ensino Superior e também é uma oportunidade de dialogar diretamente com os representantes do MEC, conhecendo as tendências e políticas em andamento. A UFFS, embora com muitos desafios à frente, está muito bem situada no processo de expansão, com bom desenvolvimento de seus campi e de sua estrutura”.

Sobre o encontro dos bacharelados e licenciaturas, Anderson diz que ele propiciou “novos olhares sobre os processos formativos desenvolvidos no Brasil todo e sobre os debates necessários para a reformulação e inovação no sistema de ensino na universidade brasileira. Penso que a participação nestas atividades nos aproxima de discussões que estão sendo realizadas no Brasil e nos permite trazer para a Instituição essas pautas e, assim, qualificar e integrar nosso trabalho como gestores”.

Participaram do seminário representantes dos campi fora de sede de IFES de 18 estados do país. Atualmente há 332 campi universitários: destes, 268 unidades estão fora das sedes. No caso dos institutos federais, são 41 instituições e 650 campi espalhados pelo país.

Fonte:Ascom UFFS Campus Erechim /Foto: Divulgação.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *