Energia Elétrica é tema de reunião nesta segunda-feira no BRDE

Nesta segunda-feira, 8, acontecerá, no auditório do BRDE, em Porto Alegre, reunião de trabalho da Frente Parlamentar em Apoio às Pequenas Centrais Hidrelétricas, coordenada pelo deputado Ernani Polo, para tratar demandas em nível nacional visando destravar este setor fundamental para a economia tanto do RS, como do Brasil.

O encontro contará com a participação do senador da República Luís Carlos Heinze, que intermediou a presença, por solicitação do deputado Ernani Polo, do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Reive Barros. Também vão estar presentes, o coordenador do  Comitê de Monitoramento à Implantação do Programa Gaúcho de Incentivo às Pequenas Centrais Hidrelétricas (Compech), Paulo Sérgio da Silva, o presidente da Associação Gaúcha de Fomento às PCHS, Roberto Zuch, o secretário do Meio Ambiente, Artur Lemos e a presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann.

“Temos que diversificar a geração de energia e caminhar para o futuro com sustentabilidade. Vamos reduzir os custos da energia no Brasil. Em São Borja, temos um belo exemplo com a popular usina de biomassa, que opera utilizando casca de arroz como matéria-prima. A capacidade de produção é de 12,3 megawatts. Este é apenas um exemplo de como a energia alternativa pode ajudar ao meio ambiente, gerando emprego e renda para as comunidades”, destacou Heinze.

As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) são empreendimentos de 5 até 30 megawatts (MW) de potência. Já as Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) vão de 1 até 5 (MW) e os seus reservatórios devem ter menos de 13 km² de área. Uma das plataformas do governo Bolsonaro para o desenvolvimento é a geração de energia.

“Este é um setor com grande potencial e que precisa de apoio, do Legislativo junto aos executivos estadual e federal. Temos necessidade e condições de gerar mais energia para abastecer nossos municípios, sobretudo o meio rural. Pretendemos atuar em uma pauta conjunta de desenvolvimento energético”, destacou o deputado.

Serviço:
Data: 8 de julho – segunda-feira
Hora: 15h
Local: Auditório do BRDE – Rua Uruguai, 155, 14º andar – Centro – Porto Alegre

Fonte: Bethânia Helder – Assessora de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *