Estado confirma as duas primeiras mortes por Gripe A neste ano

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe A encerra no dia 26

No fim da tarde de ontem, 08, o secretário estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, João Gabbardo Reis, confirmou que o estado registrou os dois primeiros óbitos por gripe A neste ano. Conforme o secretário, as duas vítimas não eram vacinadas.

A situação é preocupante, ainda mais no cenário de vacinação abaixo da meta projetada. Faltando menos de 20 dias para o fim da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe A, apenas 27,5% do público-alvo em todo o Brasil foi imunizado. No Rio Grande do Sul, os imunizados do público-alvo somam 47,2%.

Os grupos que menos se vacinaram, até o momento, são indígenas (13,9%), crianças (15,9%), professores (16,6%) e gestantes (22,9%). Entre as regiões do país, o Sul apresentou o melhor desempenho em relação à cobertura vacinal contra a influenza, com 48,5%, seguida pelas regiões Sudeste (28,3%); Centro-Oeste (23,2%); Nordeste (19,5%) e Norte (16%).

Desde o dia 17 de abril, a vacina contra a gripe A está disponível nos postos de vacinação para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores das redes públicas e privadas. O Dia D da vacinação contra a Gripe A será neste sábado, 13, em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *