Etapa de capacitação de conselheiros tutelares ocorreu na semana que passou em Crissiumal

Na semana do dia 05 a 09 de agosto aconteceu a capacitação dos candidatos ao cargo de Conselheiros Tutelares. Realizada no Mini-Auditório da Escola Municipal Benno Bender, totalizando 20h/aula, a capacitação foi ministrada pela Professora Tânia Muniz da Faculdade SETREM de Três de Maio, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

O espaço de formação foi muito importante para entender o papel do Conselheiro Tutelar e suas atribuições na defesa dos direitos da criança e do adolescente. De 31 candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar, concluíram com 100% de participação, 24 candidatos. Em breve será divulgado o edital com as candidaturas registradas para a próxima fase, que é o processo eleitoral, conforme consta no Edital n.º 01/2019 do COMDICA.

Houve boa participação do público, onde os candidatos além do aprendizado puderam conhecer e socializar experiências. Os temas abordados  foram: Instalação do Conselho Tutelar e estrutura de funcionamento; Papel e competências do Conselho Tutelar; Direitos e deveres do Conselheiro Tutelar; Os desafios do Conselheiro Tutelar no cotidiano e qualificação da sua função; ética, postura e subordinação dos Conselheiros Tutelares; Procedimentos no cotidiano do Conselho Tutelar e rede de Atendimento, atuação do Conselheiro Tutelar nas relações interpessoais.

Objetivo da capacitação foi alcançado, que era de promover uma formação e sensibilizar os candidatos da importância no papel do Conselheiro Tutelar no município de Crissiumal. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) estará nas próximas semanas divulgando informações sobre o papel e atribuições do Cargo de Conselheiro Tutelar, visando também esclarecer a comunidade da importância desta função na proteção dos direitos da criança e do adolescente, contribuindo para que cada cidadão faça sua escolha de forma consciente.

 

4 (Copy)   5 (Copy)

2 (Copy)   6 (Copy)

7 (Copy)

Fonte/Fotos:  SMADS – Fernanda Cavalheiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *