daia
  • Por: Daiana Horbach
  • Contato: daiana.horbach@yahoo.com.br
  • Formação / Profissão: Fisioterapeuta

Fisio

Exercícios respiratórios

Para evitar ou melhorar a saúde dos seus pulmões, nesse inverno, exercícios respiratórios são fundamentais. Eles têm como objetivo a redistribuição de forma homogênea do ar que entra e sai dos nossos pulmões, propiciando uma melhora na ventilação para diferentes áreas pulmonares. Vou citar dois tipos de padrões ventilatórios, no entanto, existem diversos.

*Exercício respiratório diafragmático: para realizar este exercício é preciso estar deitado ou sentado confortavelmente.  Deve-se respirar normalmente, puxando o ar pelo nariz e soltando pela boca. No momento da expiração (saída do ar) pode ser realizado uma aproximação dos lábios, ou dentes, o que retardará a saída do ar. As mãos ficam sobre a barriga (músculo diafragma), que está localizado na divisão entre tórax e abdômen. No momento da entrada do ar as costelas e o abdômen devem se elevar, ocorrendo o movimento inverso na expiração.  O principal objetivo desse exercício é conscientizar o paciente que a respiração deve ser realizada de forma pausada e tranquila, utilizando o principal músculo da respiração, o diafragma.

*Exercício respiratório com inspiração profunda: neste exercício o paciente precisa realizar respirações mais profundas do que no anterior. O ar deve ser inspirado pelo nariz e expirado pela boca. No momento da expiração pode-se realizar o mesmo movimento anteriormente descrito na técnica do exercício respiratório diafragmático (aproximação dos lábios ou dentes no momento da saída do ar). Este exercício pode ser realizado deitado, sentado ou até mesmo em pé, de maneira que durante cada inspiração profunda o indivíduo possa associar o movimento de levantar os braços até a altura dos ombros. O objetivo desse padrão ventilatório é melhorar a distribuição do ar para as distintas zonas pulmonares e favorecer a troca gasosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *