Formula UFSM lança financiamento coletivo para apoiar projeto

A equipe Formula UFSM surgiu em 17 de março de 2010 por um conjunto de alunos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sob orientação dos Professores Mario Martins e Fernando Bayer. A Equipe Formula UFSM projeta, constrói e compete com um protótipo de veículo monoposto open-wheel.

Atualmente, fazem parte da equipe três professores orientadores, Mário Martins, Fernando Bayer e Roberto Hausen, além dos professores apoiadores. Também 40 alunos dos mais diversos cursos de engenharia, como Aeroespacial, Elétrica, Controle e Automação, Mecânica, Produção e também do curso técnico em fabricação mecânica. Nossa organização é feita por subsistemas, sendo eles: Aerodinâmica, Elétrica, Frame, Manufatura, Motor, Freios, Transmissão, Suspensão.

Para custear custos do projeto, o grupo criou uma plataforma para financiamento coletivo, na qual o colaborador recebe um bride de acordo com o valor doado.

Conversamos com a acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria e membro da equipe, Poliana Ferronato, confira:

De que competição a equipe participa?
Participamos da competição Formula SAE Brasil anualmente. A SAE (Sociedade dos Engenheiros de Mobilidade) organiza competições anualmente com o objetivo de fomentar e incentivar o ensino e aplicação de técnicas de engenharia. O Formula SAE possui competições nos Estados unidos, Brasil, Europa e Ásia. Na competição brasileira ano passado fomos classificados 5º lugar geral, dentre 40 equipes. A competição é composta de provas estáticas (como apresentação de projetos, custos e negócios) e dinâmicas. Para se participar das provas dinâmicas são exigidas uma série de inspeções de segurança, como inspeção técnica, tilt table, teste dos freios e ruído.

Qual o protótipo desenvolvido neste ano e como ele foi pensado?
O protótipo de 2018 ainda está em fase de fabricação e tem seu lançamento previsto para agosto. Neste momento já finalizamos a fabricação do chassi e suspensão traseira. Estamos montando agora a suspensão dianteira e fabricando o kit aerodinâmico.

Quais as metas da equipe para 2018?
A meta da equipe este ano é produzir um carro mais leve e com melhor desempenho e dirigibilidade. Além de testar o veículo em uma maior quilometragem.

Quais as formas de ajudar?
Atualmente estamos com uma campanha de financiamento coletivo aberta, em que você pode colaborar com o valor que desejar e receber brinde em troca. Além disso, sempre contamos com a ajuda muito forte de patrocinadores. Se você quiser associar sua marca a uma equipe inovadora e de alto desempenho estamos sempre abertos a novas parcerias.

As formas de colaboração você confere clicando aqui.

OBS: As fotos correspondem ao protótipo e competições do ano de 2017.


Um comentário em “Formula UFSM lança financiamento coletivo para apoiar projeto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *