Governo do Estado quer cultura de paz nas escolas gaúchas e lança concurso

Foi lançado na manhã de segunda-feira, 26, no Palácio Piratini, o Concurso “Tamo Junto com a Cipave”, sob a coordenação da Primeira Dama do Estado, Maria Helena Sartori. Autoridades, lideranças setoriais, convidados e imprensa participaram da iniciativa, onde foram apresentados dados sobre a Cipave (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência nas Escolas), que completa cinco anos de sucesso. “A história da Cipave teve início em Caxias do Sul, há 10 anos”, afirmou Maria Helena Sartori, pontuando que a ação na época foi estendida a três escolas, chegando em seguida a cem por delas na localidade.

O diálogo é um dos pontos fortes da Cipave e reforça a simbiose entre escola, criança e família, sendo que a mudança na escola se reflete em todo este entorno, envolvendo ainda pais, servidores e comunidade. “Existe discussão sobre o que é melhor para a escola e cada uma tem a sua própria receita”. Maria Helena Sartori enfatizou a importância do “comprometimento com a mudança, que vai acontecendo aos poucos e isto faz também com que o aluno passe a se ver de uma forma diferente, aos poucos”. A meta da Cipave é cobrir cem por cento das escolas gaúchas, num total de 2.325. No momento 1.200 são atendidas pelo programa.

Um vídeo divulgando a Cipave foi mostrado durante o encontro, servindo de modelo para as escolas dublarem a ideia, motivadas pelo concurso “Tamo Junto com a Cipave”, que desde esta segunda-feira está com inscrições abertas para as escolas que já aderiram ao programa. Escolas municipais e prefeituras também podem participar do concurso com inscrições abertas a partir de 7 de julho e encerrando em 15 de agosto pelo site www.cipave.rs.gov.br

Os trabalhos serão avaliados por um juri popular. Os 10 melhores vídeos serão postados no Facebook do Governo do Estado. Os segundo e terceiro colocados terão divulgação em canais digitais jovem. O primeiro colocado também, incluindo ainda a divulgação da peça em canal aberto.

A gerente estadual da Cipave, Luciane Manfro abordou que os índices de violência nas escolas já ganharam redução, de 10 para 8, seguindo uma tabela própria adotada pela Comissão. Ela reiterou a proposta da iniciativa avaliada pela Primeira Dama, como sendo “a cultura da paz”. Maria Helena Sartori avalia que a “escola é o melhor lugar para a mudança de comportamento”.

O concurso “Tamo Junto com a Cipave” leva a assinatura do Governo do Estado do RS, Secretarias da Educação e da Comunicação e Gabinete de Políticas Públicas.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ SEDUC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *