Hospital Unimed Noroeste/RS é finalista do Prêmio “Viver os 11 Passos” da Braspen

O Hospital Unimed Noroeste/RS está entre os três finalistas do prêmio “Viver os 11 passos”, promovido pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral Enteral (Braspen). Também são finalistas o Hospital Oeste D’Or, do Rio de Janeiro, e o Hospital Real Português, do Recife. O prêmio visa estimular os profissionais das instituições de todo Brasil, engajadas no atendimento de pacientes hospitalizados a desenvolverem uma cultura perene de combate à desnutrição por meio de medidas simples e efetivas.

“O Hospital Unimed busca continuamente aprimorar a qualidade no atendimento. Mesmo longe de grandes centros, garante padrão de excelência a seus pacientes. Estar na final deste prêmio é resultado da dedicação constante de todos os envolvidos, que trabalham comprometidos com essa meta”, destaca o diretor de Serviços Próprios, médico Marcelo Garzella.

O prêmio faz parte da campanha nacional “Diga não à desnutrição” que visa reduzir as taxas de desnutrição por meio de uma série de ações que incluem triagem, diagnóstico, manejo e tratamento. Desde maio as equipes envolvidas (Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Corpo Clínico) têm fortalecido os 11 passos orientados pela Braspen para combater a desnutrição. Conforme explica a nutricionista Juliana Bettega, que atua no Serviço de Nutrição e Dietoterapia do Hospital Unimed, muitas das orientações já eram trabalhadas e durante a campanha foram revisadas e aprimoradas. “A nutrição passa por diversas áreas. A campanha veio para fortalecer o trabalho interdisciplinar tendo em vista o paciente como foco central e visto de forma integral. Ter práticas reconhecidas pela Braspen é motivo de muito orgulho. Percebemos que não existe nada impossível quando há vontade de fazer e essa foi a essência da nossa participação. Termina o concurso, mas as práticas assistenciais seguem sendo fortalecidas”, garante Juliana.

Para o gerente Assistencial e de Apoio do Hospital, Günter Melchiors, o paciente com questão nutrional negligenciada fica muito mais suscetível a não se recuperar com a mesma qualidade ou velocidade que poderia. “Não há dúvidas de que diversos profissionais atuando de forma interdisciplinar e em busca dos mesmos objetivos potencializam resultados. A participação do Hospital Unimed Noroeste/RS na final deste prêmio é decorrente dessa visão e confirma a atuação consistente que o serviço já vinha tendo, nos permitindo revisar nossas práticas e elevá-las a um patamar superior. O mérito é da equipe e quem ganha são os pacientes com uma assistência cada vez mais qualificada”, pontua o gestor.

Concorreram ao prêmio 33 hospitais de diferentes Estados do Brasil. Destes, dez passaram para a segunda etapa. Nesta terceira fase os três hospitais finalistas irão receber a visita de médicos da Braspen para avaliação in loco, prevista para as próximas semanas. O resultado final da premiação será divulgado durante o Congresso Braspen 2019, em Foz do Iguaçu, no dia 22 de outubro, momento em que serão apresentados os cases com os dados referentes a implementação dos 11 passos em cada instituição finalista. Os critérios de premiação envolvem execução da campanha, efetividade e criatividade na condução dela, bem como, iniciativas relacionadas à melhoria contínua.

Fonte/Foto: Assessoria de Imprensa Unimed Noroeste/RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *