IFFar Santo Augusto

A partir desta edição o Jornal Atualidades estará trazendo uma série de matérias especiais sobre as instituições publicas de ensino superior da nossa região. Hoje, convidamos você a conhecer o campus Santo Augusto do Instituto Federal Farroupilha, que é um Centro de Formação Profissional que teve origem no Ceprovale – Centro de Educação Profissional mantido pela Fundação Vale do Rio Turvo para o Desenvolvimento Sustentável – FUNDATURVO/DS, para atender a demanda de ensino profissional de Santo Augusto e região. O Ceprovale seria uma Escola Comunitária, cuja construção contou com recursos do PROEP, mas a mantenedora e o Ministério da Educação decidiram federalizá-la assim que fosse concluída a construção e a compra de equipamentos.

Foto aérea 2018

O campus Santo Augusto do Instituto Federal Farroupilha, situado na Rua Fábio João Andolhe nº 1100, Bairro Floresta em Santo Augusto-RS, é um Centro de Formação Profissional que teve origem no Ceprovale – Centro de Educação Profissional mantido pela Fundação Vale do Rio Turvo para o Desenvolvimento Sustentável – FUNDATURVO/DS, para atender a demanda de ensino profissional de Santo Augusto e região. O Ceprovale seria uma Escola Comunitária, cuja construção contou com recursos do PROEP, mas a mantenedora e o Ministério da Educação decidiram federalizá-la assim que fosse concluída a construção e a compra de equipamentos.

Com a Federalização a instituição passou a ser uma Unidade de Ensino Descentralizada (UNED) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves-CEFET-BG, mantida com recursos do Ministério da Educação. Inaugurada em 18 de dezembro de 2007, a UNED iniciou suas atividades letivas com as primeiras turmas em 25 de fevereiro de 2008, ofertando 07 turmas de 40 alunos cada, em 06 diferentes cursos.

Em dezembro de 2008, foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a lei nº 11.892, criando os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia. A partir da assinatura da regulamentação da Criação dos Institutos, a Unidade de Ensino Descentralizada de Santo Augusto passou a ser um campi do Instituto Federal Farroupilha com reitoria em Santa Maria.

Conheça um pouco desta Intituição que vem agregando valor à educação da Região Celeiro e formando profissionais com visão integral de mundo.

Cursos ofertados no IFFar

Técnicos Integrados

O estudante faz o Ensino Médio com formação profissional técnica no IFFar, com uma só matrícula. Para participar, o candidato deverá ter concluído o Ensino Fundamental ou estudos equivalentes.

Administração;

Alimentos;

Agroindústria (PROEJA);

Agropecuária;

Informática;

Bacharelado em Administração;

Bacharelado em Agronomia.

Tecnologia

Os cursos tecnológicos são graduações de nível superior que têm como característica o estudo aprofundado de uma determinada área, por isso, a carga horária é menor em relação a bacharelados e licenciaturas, podendo variar conforme o curso escolhido.

Gestão do Agronegócio;

Alimentos.

Licenciaturas

Os profissionais formados nesta modalidade são aptos a trabalhar em ambientes educacionais, em todos os níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior).

Ciências Biológicas;

Computação.

Formas de ingresso

Para os Cursos Técnicos integrados ao ensino médio é realizado um processo seletivo próprio, com a realização de uma prova objetiva no mês de novembro. Para o Proeja é feita análise sócioeconomica, não tem prova. Cursos EAD análise socioeconomica também não tem prova. Para os Cursos Superiores é necessário fazer a prova do ENEM, pois a seleção é feita através da nota do ENEM. Os cursos são totalmente gratuitos.

Maior Procura

Atualmente dos Cursos Superiores, os mais procurados são os cursos novos de bacharelado em Administração e Agronomia. Já dos Cursos Técnicos Integrados ao ensino Médio os mais procurados são Agropecuária e Administração.

Projetos

“Pé na estrada: rumo ao IFFar Campus Santo Augusto” traz alunos de diversas escolas para conhecer os cursos e a infraestrutura da instituição; o “Invernada integração a serviço do tradicionalismo gaúcho” leva a tradição do estado a vários locais, e o “Festival de arte, cultura e literatura do IFFar” já está indo para sua segunda edição.

Na área de produção agropecuária destacam-se os seguintes projetos: Avaliação da qualidade físico-química e microbiológica do mel produzido e comercializado na região celeiro/RS”, e o “Software para formação de rações e planejamentos na ovinocultura”.

Ligados ao setor de produção de alimentos, destaque para os seguintes projetos: “Fortalecimento do eixo tecnológico de produção alimentícia como estratégia de desenvolvimento institucional e regional”, “Desenvolvimento de massas alimentícias, sem glúten, a partir de farinhas alternativas”, entre outros.

Na área de negócios e empreendedorismo, está o projeto “Consumidores de cerveja artesanal, quem são vocês? Informações estratégicas para empreendedores do setor”.

Nas áreas de responsabilidade social, meio-ambiente e comunicação: “Um estudo sobre o impacto de (ir)responsabilidade social corporativa sobre a precificação de ativos negociados em bolsa de valores”, Rádio web experimental “sintonia alternativa” do IFFar Campus Santo Augusto”, entre outros.

“IFFar e sociedade coexistem. O campus, buscando sempre oferecer o melhor à população, pulsa no coração da comunidade no mesmo ritmo, na mesma frequência, e com objetivos comuns de desenvolvimento, revelando sua verdadeira essência.”
– Verlaine Denize Brasil Gerlach, Diretora Geral

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *