Investimentos em biodigestores podem ter avanços

Apresentado na sexta-feira, 01,  oficialmente ao Governo do RS o documento conceitual do projeto do Grupo de Trabalho da Matriz Produtiva dos Biodigestores, coordenado pela deputada estadual Zila Breitenbach, tem recursos garantidos para ser concluído.

A boa notícia foi anunciada durante evento realizado na Casa da Integração e do Agro, na Expointer em Esteio, na sexta-feira (01) aos presentes no evento em que a parlamentar, ao lado da direção do BRDE (Banco de Desenvolvimento Rural do Extremo Sul) e demais representantes do GT, entregou o documento ao presidente das Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul, Ernesto da Cruz Teixeira, que na oportunidade representou o executivo estadual.

O banco alemão KFW sinalizou interesse em realizar uma parceria e aportar recursos para a conclusão do projeto, e após auxiliar para colocar o mesmo em pratica e produzir os biodigestores. Agora o grupo idealizado por Zila e que contou com a colaboração do BRDE na formulação do documento conceitual, aguarda que o governo estadual defina qual secretaria ou órgão tocará o projeto.

“ Não queremos que todo este trabalho, esforço e dedicação de cada entidade que ajudou na construção deste trabalho e que acredita que pode ser executado, e irá beneficiar os gaúchos, se perca por falta de estrutura e apoio”, explica a deputada ao falar sobre suas expectativas em relação ao projeto.

Zila ainda enfatizou que o GT não termina com este ato de entrega ao governo, pelo contrário, insiste que é a partir de agora que o grupo terá trabalho, para auxiliar então o governo no diagnostico final e para colocar em prática a disseminação da tecnologia, visando que esta chegue lá na ponta, na propriedade rural e auxilie os produtores a transformar passivos em ativos, dando uma destinação correta aos resíduos, e ainda gerando uma renda extra com o biogás e os biofertilizantes.

O presidente do BRDE, Odacir Klein, parabenizou a deputada Zilá pelo empenho e por este ser um marco: um projeto que vem do Legislativo para ser executado pelo Governo, com a união de todos os segmentos do setor: do produtor aos empresários e instituições financeiras.

REPRESENTATIVIDADE

Participaram também do evento os deputados estaduais gaúchos Lucas Redecker e o presidente da Comissão de Agricultura, Adolfo Brito; secretário adjunto da Secretaria de Minas e Energia, Jose Francisco Pereira Braga; deputado estadual de Santa Catarina, Natalino Lazare; representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura FAOCarlos Antonio Biasio presidente da Associação de Criadores de Suínos – ACSURS, Valdecir Folador; o assessor técnico da Federação das Associações de Municípios do RS- FAMURS, Ismael Horbach; de Três Passos o diretor do Campus Regional IV da UERGS, Mastrângelo Lanzanova e coordenadora adjunta da 21ª CRE, Lurdes Dresch; representantes de diversas universidades; Sicredi; vereadores; prefeitos; empresários e produtores rurais.

 PROJETO TAMBÉM É APRESENTADOS AOS MINISTÉRIOS DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

A tarde a deputada Zilá esteve na Casa do BRDE na Expointer, quando apresentou o trabalho do grupo juntamente com a equipe do BRDE aos Ministérios do Meio Ambiente e Agricultura, e também para o secretário nacional de Segurança Alimentar, Caio Rocha, com a presença de representantes das secretarias afim do estado do RS e Emater/RS.

**Banco de Desenvolvimento Alemão 

Considerado um dos bancos de fomento líderes e mais experientes do mundo, o Kfw está comprometido com a melhoria sustentável das condições de vida, focando nos âmbitos econômico, social e ambiental, contribuindo, especialmente, com ações voltadas para o clima e biodiversidade, que é a área para qual destina boa parte dos financiamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *