SELITO
  • Por: Selito Antônio Schmitt
  • Contato: selito@jornalatualidades.net
  • Formação / Profissão:

No Alvo

Como está nossa UPA?

Conversei com o vice-prefeito Dr Jorginho sobre a demora em ter uma destinação ao prédio inicialmente construído para sediar uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento. Como todos sabem, essas UPAs acabaram não se viabilizando em grande número de municípios brasileiros pelo alto custo que acarretariam. Três Passos, inclusive, foi um dos primeiros se não o primeiro município a se antecipar e apresentar uma proposta ao Governo Federal. Depois houve uma movimentação grande e o presidente Michel Temer, há alguns meses, assinou o Decreto nº 9.380/2018 autorizando o uso dos prédios de outra forma, desde que dentro da área da saúde. Neste sentido, o município já elaborou um novo projeto, destinando o logradouro para um Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão – CIAC/SUS, já aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e apresentado à Comissão Intergestores Regional e à Comissão Bipartite. Ali funcionariam um Núcleo de Apoio à Saúde da Família, um ESF; Central de Vacinas, Farmácia Básica e Transporte Sanitário. O que falta, então? A publicação de uma Portaria pelo Ministério da Saúde regulamentando o Decreto. É e a tal da burocracia. Ou burrocracia?

Rádio Querência, 30 anos no ar

A terça-feira, 11 de setembro, representou data marcante na história de radiofonia regional. No dia, em 1988, ocorreu a inauguração oficial da Rádio Querência de Santo Augusto, portanto, decorreu 30 anos. As articulações pela instalação de uma emissora de rádio em Santo Augusto remontam à década de 1970. Porém, a concretização dos anseios comunitários somente tomou contornos a partir de 1987, com a abertura de concorrência pública pelo Ministério das Comunicações. No dia 5 de Janeiro de 1988, o Diário Oficial da União publicou a Concessão de Licença, permitindo ao grupo vencedor instalar a estrutura para operar em AM. Desde junho de 2002, a emissora encontra-se em sede própria.
Ao meu amigo Dr Gilberto Elias Goergen, à Clélia e todo o quadro de funcionários, parabéns pela forma vibrante de fazer rádio há tanto tempo!

Alívio na JBS

Ótima notícia a de que a JBS local fará os investimentos necessários para adequar-se às exigências do Ministério do Trabalho. Com isso já nas próximas semanas, dando início às adequações, já receba autorização para voltar às atividades normais. Valeu a mobilização da comunidade que precisa continuar atenta.

Saiu por quê?

Ex-secretário de Finanças do município de Três Passos, Fábio Goetz, pediu exoneração, logo que estourou o caso de desvios financeiros do IPTU, conforme divulgado semana passada. Foi substituído por Lucas Neckel.

Museu ao chão

Administração Municipal de Três Passos deverá retirar todo o acervo do Museu localizado na Feicap para, depois, derrubar o casarão. Provavelmente o incêndio no mais antigo museu do país, com 200 anos, localizado no RJ, destruindo milhões de anos de história, atiçou os ânimos por aqui. Segundo informações que obtivemos em matéria exclusiva para esta edição, nosso Museu está corroído pelos cupins e oferece perigo de a qualquer momento desabar. Faltou manutenção? Claro que faltou. Mas agora ficar esperando que o tempo o derrube, é deveras prudente que se preserve o acervo e, mais adiante, seja construído um novo espaço. É a promessa.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *