O chamado de ser Padre

No dia 04 de agosto é celebrado o Dia do Padre e no dia 08 do mesmo mês é o Dia do Pároco. Os Padres são ministros religiosos da Igreja Católica e os Párocos, são sacerdotes encarregados da direção espiritual e da administração de uma paróquia. A Paróquia Santa Inês, de Três Passos, conta com o Pároco Rudinei da Rosa. Padre Rudinei, é natural do município de Vicente Dutra, licenciado em Filosofia e bacharel em Teologia. Em comemoração ao Dia do Padre e do Pároco, o Jornal Atualidades conversou com o Padre Rudinei da Rosa, para saber mais sobre sua história e trajetória até se tornar Padre e Pároco.

Quando soube que deveria se Padre?

Ser Padre não é uma escolha, mas um chamado que você recebe. A partir do chamado de Deus você diz sim ou não e nisso, reside a escolha. A escolha é sempre a partir de um chamado recebido. Deus me conduziu o tempo todo a fim de que a resposta fosse livre e compreendida. Na verdade, ainda hoje não sei direito se fiz a escolha certa, sei que amo ser padre e realizar meu trabalho. Procuro de todo coração e entendimento viver o seguimento do evangelho e, esta é uma decisão diária na vida do padre. Todo dia acordo e sei que por hoje devo ser padre. Mas a decisão final e mais importante foi tomada no término dos estudos de teologia em Passo Fundo. Tive dificuldades em decidir, mas graças a Deus hoje sei que fiz a escolha certa. É difícil explicar, porque a vida e missão do Padre é mistério. É encantador e gratificante ser Padre. E isto é difícil explicar. Parece que nasci para fazer isso.

Qual foi a sua trajetória até se tornar Padre?

F (96)

Nasci em uma família católica que frequentava assiduamente a igreja. Para mim, sempre foi natural e gratificante trabalhar em comunidade, ter interesses comuns e cultivar a fé por meio das celebrações e dos sacramentos. Senti que Deus me chamava e resolvi seguir o chamado. Sai de casa com quinze anos. Deixei pai, mãe, dois irmãos e uma irmã. Ingressei no seminário menor de Frederico Westphalen e cursei ensino médio na escola técnica José Cannelas. Fiz um ano de estudo interno no seminário e preparação para o vestibular chamado propedêutico. Após vestibular, iniciei curso de filosofia na URI – Campus Frederico Westphalen, onde atuei como bolsista em Iniciação científica. Terminando curso de Filosofia em Frederico Westphalen, fui morar em Passo Fundo, no Seminário Maior “Dom Bruno Maldaner” no qual cursei Teologia e fiz trabalhos pastorais no Bairro Victor Issler e no Hospital São Vicente De Paulo. Fui ordenado Diácono em 14 de Dezembro de 2013 no município de Caiçara e ordenação sacerdotal 20 de dezembro de 2014 em Vicente Dutra. No ano de 2015, dia 03 de Janeiro iniciei meu ministério sacerdotal em Três Passos. Minha trajetória para ser Padre foi de muito estudo e disciplina. Não é possível ser Padre sem estudar, sem coragem, fé e esperança em Deus.

Quais são as funções de um Pároco? No que se diferencia de outros Padres?

Segundo o Código de Direito Canônico o Pároco é o “pastor da paróquia a ele confiada; exerce o cuidado pastoral da comunidade que lhe foi entregue, sob a autoridade do Bispo diocesano, em cujo ministério de Cristo é chamado a participar, a fim de exercer em favor dessa comunidade o múnus de ensinar, santificar e governar, com a cooperação também de outros presbíteros ou diáconos e com a colaboração dos fiéis leigos, de acordo com o direito.” (Can. 519). Com relação aos demais padres a diferença é apenas de função. Os vigários paroquiais auxiliam o pároco no exercício das funções acima descritas.

Como define a sua missão como padre? 

Padre Rudinei da Rosa no dia de sua posse como Pároco da Paróquia Santa Inês
Padre Rudinei da Rosa no dia de sua posse como Pároco da Paróquia Santa Inês

É divertido!  Ser Padre é ser feliz. Não porque é fácil, mas porque você sente e sabe que caminha com Deus. É esta certeza que define minha missão: sou alguém que caminha com Deus, dialoga com Ele, o ama e é por Ele é amado. Eu sei que Ele me ajuda o tempo todo. Eu e Deus temos uma boa parceria. Quando você tem certeza disso a alegria é completa. A gente reza melhor e não tem medo. Deus me orienta. Por isso preciso viver meu sacerdócio como uma doação, preciso dizer a verdade, ajudar a igreja a cumprir sua missão de mãe e educadora. Minha missão como padre não é contentar as pessoas dizendo qualquer coisa. Tenho a difícil missão de dizer a verdade e sei que nem todos querem ouvir.

Quais são os processos para se tornar um Padre? Como alguém que tem o desejo de ser Padre deve proceder?

O caminho é de oração, estudo e discernimento. Precisa ter coragem e um amor incondicional a Deus e as pessoas. Para ser padre a orientação da Igreja é ter o curso de Filosofia e Teologia. Não é possível ser padre sem sentir-se chamado por Deus e estudar muito. Quem tem o desejo deve primeiro conversar com o padre da paróquia. Segundo conhecer o seminário e participar dos encontros de convivência vocacional. Uma vez manifestada a vontade você é avaliado e convidado a participar da caminhada.

Fotos: Arquivo pessoal | Divulgação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *