Palestra “Direito e Internet” na Escola Castelo Branco

O Grupo de Estudos Direito e Internet, coordenado pela docente e coordenadora do curso de Direito da Setrem, Danielli Scarantti, realizou no dia 18 de julho a palestra “Direito e Internet” para mais de 100 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco, de Três de Maio. A apresentação foi montada com base em pesquisas de casos reais julgados por exposição na internet.

Além da coordenadora, palestraram os acadêmicos Henrique Balduvino Saft Dutra, Michele Rachor, Luciane Belarmino e Fabiana Freitas, tendo como público alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2º anos do Ensino Médio da Castelo Branco. “O objetivo foi aproximar os acadêmicos de Direito da pesquisa e da extensão universitária, bem como levar à escola mais conhecimento sobre os impactos jurídicos do mundo digital na vida das pessoas”, explica Danielli.

A coordenadora detalha que, inicialmente, os acadêmicos realizaram a pesquisa junto ao Grupo de Estudos, e depois montam a palestra. “Por exemplo, um dos casos reais que apresentamos referiu-se a quando uma foto postada em redes sociais pode ensejar a demissão por justa causa ou quando uma foto pode dificultar o ingresso no mercado de trabalho. Também quando posso ser responsabilizado judicialmente por ‘xingamentos’ e/ou compartilhamentos de ofensas no WhatsApp. E, ainda, mostramos que é possível ser processado por tirar fotos de outras pessoas sem autorização”, complementa.

O Grupo de Estudos Direito e Internet é uma forma de aproximar os acadêmicos de Direito da pesquisa, bem como de explorar suas habilidades de oratória e retórica no desenvolvimento das palestras. “Além disso, a ideia de levar as palestras para as escolas ocorreu porque acreditamos que a prática da extensão universitária é uma via de mão dupla: ao mesmo tempo em que contribui para a formação profissional dos nossos acadêmicos, também colabora na formação escolar dos nossos adolescentes”, conclui a coordenado

Assessoria de imprensa Setrem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *