Procedimento estético injetável para microvasos (PEIM) com glicose hipertônica

O Procedimento estético injetável para microvasos (PEIM) é um tratamento realizado com o objetivo de eliminar os vasinhos que aparecem nas pernas e se tornam um incomodo estético para as mulheres.  Esses vasinhos são chamados de telangiectasias e consistem em  vasos muito finos, de cores avermelhadas ou arroxeadas, visíveis na superfície da pele. O surgimento das telangiectasias pode estar associado a um refluxo de sangue que ocorre em veias mais profundas que pode ser causado por algum problema nas válvulas que tem a função de direcionar o sangue no sentido correto, sendo que também existem outros fatores que influenciam no aparecimento dos vasinhos, entre eles estão: genética, gestações, posição (ficar em pé ou sentado durante muito tempo), uso de anticoncepcionais, que em conjunto ou isoladamente, dificultam a circulação sanguínea nas pernas, levando a formação dos indesejáveis vasinhos na superfície.

Caetana Ledur Biomédica, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Fisiologia UFRGS, Pós Graduada  em Biomedicina Estética pelo Núcleo de Estudos em Estética Ana Carolina Puga (NEPUGA), membro da Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética e professora na intituição NEPUGA
Caetana Ledur
Biomédica, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Fisiologia UFRGS, Pós Graduada em Biomedicina Estética pelo Núcleo de Estudos em Estética Ana Carolina Puga (NEPUGA), membro da Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética e professora na intituição NEPUGA

Como são as sessões:

Durante as sessões se utiliza uma agulha pequena e fina para injetar uma substância capaz de eliminar os vasinhos, no caso, a substância por mim utilizada, é a glicose hipertônica. Devido às picadinhas da agulha, o procedimento pode ser um pouco incômodo e cada sessão leva em média 40 minutos, dependendo do caso. O paciente pode voltar às suas atividades normais após o procedimento, evitando atividades físicas por pelo menos 24 horas. O paciente deve seguir as orientações pós procedimento dadas pelo profissional para melhor eficácia do tratamento. O número de sessões é variável, sendo normalmente necessárias em média 3 sessões com intervalo de 15 dias entre elas.

Cuidados após a escleroterapia com glicose:

Os cuidados devem ser tomados antes e depois do tratamento. Um dia antes de realizar o procedimento, o paciente não pode fazer depilação ou aplicar cremes nas pernas. Após as aplicações, evite a exposição ao sol por uns 15 dias ou enquanto estiver vestígios das aplicações. Os raios ultravioletas podem provocar manchas escuras no trajeto do vaso em tratamento. Imediatamente após cada sessão, pode-se manter as pernas com compressão, preferencialmente por meia elástica indicada. A meia elástica pode ser usada todos os dias, principalmente nos dois primeiros dias após cada sessão. Deve- se evitar grandes caminhadas e ficar em pé por longos períodos no dia de tratamento; além disso, deve-se evitar atividades de impacto ou carregue grandes pesos nas primeiras 24 horas após cada sessão.

Como prevenir as varizes:

Não existe cura, mas pequenos hábitos ajudam a evitar o surgimento desses vasos, como os descritos abaixo:
• Evitar ganhos exacerbados de peso.
• Adotar uma dieta rica em fibras para evitar a constipação intestinal;
• Procurar não permanecer muito tempo parado em pé ou sentado;
• Não usar cintas abdominais apertadas;
• Realizar caminhadas e/ou exercícios físicos com supervisão;
• Não fumar;
• Utilizar sistematicamente meias elásticas de média compressão, principalmente durante a gravidez;
• Evitar anticoncepcionais.

A técnica PEIM é muito tranquila e tem resultados impressionantes. A aplicação é um pouco desconfortável, mas os resultados compensam, pois tratar os vasinhos é “unir o útil ao agradável”. Agradável é melhorar a aparência e a auto estima e útil é controlar uma doença que pode causar complicações futuras. Além disso, vale salientar aos pacientes que cada resultado é único e individual, “não pode comparar o seu resultado com o de outras pessoas, cada organismo responde de forma única ao tratamento, por isso é muito importante seguir as orientações pós tratamento feitas especificamente para você em consultório”.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *