Quatro dicas para a reta final do Enem

Faltam menos de 15 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre nos dias 5 e 12 de novembro. O primeiro domingo terá questões de múltipla escolha relacionadas a Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e a redação. Já no segundo dia a prova irá cobrar Matemática e Ciências da Natureza.

Diferentemente dos vestibulares tradicionais, a nota final nas provas objetivas do Enem não é obtida apenas pela quantidade total de acertos, mas sim por meio de média padronizada, fornecida para as quatro provas. Essa média leva em conta o nível de dificuldade de cada questão, utilizando o método TRI (Teoria da Resposta ao Item), que valoriza mais as questões fáceis do que as difíceis.

Para auxiliar os estudantes a se prepararem para essa importante prova, Gaston Ruschel, coordenador do Curso Pré-Vestibular da Escola Big Master, Unidade Parceira do Sistema de Ensino Poliedro na cidade de Santo Ângelo, Região das Missões Jesuíticas, no Rio Grande do Sul, elaborou uma lista com quatro importantes dicas para os candidatos neste período. Afinal, a dedicação aos estudos é fundamental para quem quer alcançar um ótimo desempenho. Confira:

1 – Não guarde dúvidas

Embora o Enem tenha uma grande contextualização das questões e alta exigência de raciocínio e compreensão dos enunciados, é errado considerar que é possível obter um ótimo desempenho só por possuir uma boa habilidade de interpretação de textos e gráficos. Por isso, aproveite o tempo das aulas para assimilar o conteúdo, tirando suas dúvidas.

2 – Pratique por meio de simulados

O treino é essencial. Ao realizar simulados no mesmo modelo de prova, o candidato utiliza uma excelente ferramenta, que auxilia na definição de quais matérias exigem maior dedicação nos estudos e que o ajuda a se ambientar em dois aspectos importantes: a preparação física/emocional e o bom gerenciamento do tempo de prova.

3 – Crie um bom planejamento de estudos

Elabore um planejamento de estudos com metas semanais. Este plano deve conter todas as matérias e frentes que precisa estudar para o Enem, priorizando tópicos que mais pesam nesta prova e que você tem mais dificuldade. É preciso ter um domínio sólido dos conteúdos do Ensino Médio para conseguir uma nota satisfatória.

4 – Prepare-se fisicamente

A prova do Enem é uma maratona, por isso, além da preparação mental, é necessária uma boa preparação física, para superar o cansaço durante a prova. Portanto, nos dias que antecedem a prova procure descansar bastante, dormindo bem e alimentando-se corretamente.

Fonte Assessoria de Imprensa / Juliana Jadon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *