Rizoma para além do Rádio: programa pode ser ouvido em plataformas da internet

As cortinas do cotidiano se abriram novamente para o debate na última quinta-feira, 12. O Rizoma, programa temático, volta a trazer convidados para “descortinar o universo do cotidiano”, como diz o seu slogan, abordando assuntos pertinentes para a sociedade. Mas, muito além da simples volta aos debates, o programa está cheio de novidades. Preocupada em promover discussões sobre temas importantes da atualidade, a Unijuí se soma, por meio da Coordenadoria de Marketing, estabelecendo uma parceria para a produção da atração.

Para a nova temporada o Rizoma ganha novo alcance, ocupando multiplataformas. O programa que vai ao ar nas quintas-feiras, das 10h às 11h, na Unijuí FM, aparecerá também em forma de podcast em plataformas de streaming da internet. A mudança, que não é a única, tem como objetivo dar uma abrangência maior, buscando a conexão com novos públicos. O tema de estreia será “Saúde do Planeta”, com os convidados: professor Marco Akerman (USP) e professora Francesca Werner (Unijuí).

No mesmo sentido, a partir de agora os convidados do programa também “saem” apenas da atuação em âmbito regional. Nomes que circulam no universo da internet, conhecidos e reconhecidos nas áreas em que atuam, se juntam aos convidados e professores da Unijuí. A proposta é deixar o Rizoma mais dinâmico com inserções de programetes, contando com a participação, por exemplo, do Projeto de Popularização da Ciência, da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, além de novas vozes que se juntem aos apresentadores do programa.

Saiba mais sobre podcasts

Podcast é uma mídia de áudio por demanda. Ou seja, está disponível em plataformas de conteúdo por streaming na internet e o usuário tem a disponibilidade de consumir o conteúdo no momento que quiser e como achar melhor. Como está disponível para baixar, o ouvinte não precisa estar com o rádio ligado para ouvir, basta acessar um dos serviços disponíveis e ouvir. Muitos ouvintes fazem isso enquanto se exercitam, dirigem, usam serviços públicos de transporte ou limpam a casa, por exemplo.

No Brasil esta mídia vem ganhando espaço nos últimos anos, com diversos formatos e tipos de podcasts disponíveis, com temas variando entre: política, comportamento, cultura, tecnologia, negócios, meditação, entre outros. Segundo a revista Meio e Mensagem: “Considerado uma mídia de nicho, o podcast vem crescendo em atenção do público. O surgimento de novos agregadores, a comodidade do formato e a alta oferta de conteúdo de qualidade vêm fazendo com que cada vez mais pessoas sejam adeptas da podosfera”.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Podcasters (ABPOD), divulgada em outubro de 2018, as principais características apontadas por ouvintes são:
Qualidade e diversidade do conteúdo
Liberdade para ouvir quando, como e onde quiser
Facilidade para acessar e baixar
Poder realizar outras atividades enquanto ouve

Fonte/Foto: Assessora de Imprensa Unijuí

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *