Rota do Yucumã realizou assembleia em Três Passos

Na última sexta-feira, 9, na sede da AMUCELEIRO em Três Passos, estiveram reunidos prefeitos, vice-prefeitos, secretários (as) de turismo e empreendedores do turismo regional para a Assembleia do Consórcio Rota do Yucumã.

Entre os diversos assuntos de interesse dos municípios, foi tratado sobre o recadastramento dos municípios na regionalização do Ministério do Turismo, que é realizado de quatro em quatro anos, e tem que ser cumprido uma série de critérios para que os municípios se habilitem a recursos do Ministério do Turismo.

Também foi acordada a realização de um curso de capacitação para os secretários de turismo, onde será elaborado um planejamento de ações a serem realizadas pela Rota do Yucumã. Na mesma oportunidade a Região discutiu uma proposta a ser apresentada para a Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, para operação da usina de Foz do Chapecó, para que a visibilidade do Salto do Yucumã seja permanente nos dias de visitação.

Segundo o Presidente do Consórcio e Prefeito, de Tenente Portela, Clairton Carboni, a Rota do Yucumã é uma região com grande potencial turístico e somente através da parceria entre o poder público e a iniciativa privada é possível consolidar-se como destino turístico, ideia esta que será discutida nas próximas ações. Para finalizar a reunião, o SENAC de Três Passos, apresentou proposta para um futuro curso técnico em Guia de Turismo a ser realizado em Três Passos.

“O turismo quando bem planejado proporciona mais uma fonte de desenvolvimento econômico e da inclusão social de diversos agentes. Para que isso aconteça existe a necessidade de um profissional que consiga ressaltar e evidenciar o empreendedorismo com este foco. Neste processo os Guias de Turismo são fundamentais para a qualidade da experiência turística, pois são vistos como a principal fonte de informação e a referência máxima na visita a um destino ou atrativo. Um turista satisfeito que tem as suas demandas atendidas visitará novamente e certamente não virá sozinho. Tendo este foco é que verificamos a importância da abertura do curso Técnico em Guia de Turismo na Escola do Senac Três Passos”, ressalta a diretora do SENAC – Três Passos, Cristiane Perosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *