Secretaria municipal de saúde inicia mais um grupo de tabagismo

O Sétimo grupo denominado “Pare de Fumar”, iniciou suas atividades na tarde do dia 04 de março, na ACI – Associação Comercial e Industrial de Crissiumal.

Os encontros incialmente são semanais, e posteriormente passam a ser quinzenais, totalizando 8 encontros. Participam dos encontros, usuários que se inscreveram em seus ESF’s manifestando o desejo em sanar o uso do tabaco.

O Programa Nacional de Controle do Tabagismo, em parceria com o INCA- Instituto Nacional do Câncer, incentiva os municípios a realizarem abordagens cognitivas comportamentais (grupos) e apoio medicamentoso quando indicado. Fazem parte do programa ações educativas, econômicas e punitivas, visando à diminuição da aceitação social do tabagismo.

Estima-se que mais de 50 enfermidades estão relacionadas ao tabaco, entre elas vários tipos de câncer, não só de pulmão, mas também de faringe, esôfago, estômago, pâncreas, como também, doenças do aparelho respiratório (enfisema pulmonar, bronquite crônica, etc.); doenças cardiovasculares (hipertensão, infarto, aneurisma e outros); e, ainda, outras doenças como cataratas e ulceras. Além disso, pessoas tabagistas envelhecem mais rapidamente, adoecem mais e tem menos resistência, fôlego e pior desempenho nos esportes e na vida sexual do que os não fumantes. Podemos citar ainda o tabagismo passivo, que é a inalação da fumaça de derivados do tabaco por indivíduos não fumantes, ao qual, estima-se que a nicotina difundida no ambiente possui 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que o fumante inala.

Caso você é fumante e deseja parar de fumar, procure seu ESF e inscreva-se para grupos futuros. O grupo que iniciou as atividades na quinta-feira passada, dia 07, é um grupo fechado, com previsão do término das atividades.

São vários os profissionais como médico, psicólogo, assistente social, enfermeiro, dentista, entre outros que fazem parte do grupo parar de fumar e que contribuem com o seu saber e ajudam nesse processo de sanar o tabagismo, ao qual é difícil, porém não impossível.

(Fonte: Prefeitura de Crissiumal)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *