Segurança do paciente é tema de encontro entre Unimed Noroeste/RS e hospitais credenciados

A troca de conhecimento e experiências tem sido fator importante para disseminar processos que visam garantir, cada vez mais, a qualidade e a segurança no atendimento ao paciente. Na Unimed Noroeste/RS, o constante estímulo por essa atualização se dá através do Desenvolvimento da Rede Prestadora, capacitação destinada a hospitais, laboratórios, clínicas e centros de diagnóstico por imagem credenciados. Na quinta-feira, 4, a cooperativa realizou mais um treinamento, no Auditório do Hospital Unimed Noroeste/RS.

Desta vez, o encontro esteve voltado especialmente para as áreas assistenciais de hospitais da área de abrangência da Unimed e teve como propósito compartilhar práticas adotadas para implantação de cinco protocolos de segurança do paciente, bem como os resultados quantitativos e qualitativos obtidos. Tais protocolos contemplam parte das Seis Metas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde. Participaram representantes de 14 hospitais da região.

Pelo Hospital Unimed, a coordenadora das Recepções, Andréa Liana Tozo, abordou o protocolo: “Identificar corretamente o paciente”. A profissional alertou que é uma medida para proporcionar mais segurança desde a chegada do paciente ao serviço, estabelecendo vínculo direto sobre o atendimento ou procedimento ao qual o paciente será submetido. Já o protocolo que visa “Melhorar a comunicação entre profissionais de saúde” foi apresentado pela coordenadora Administrativa do Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Unimed, Maria Izabel Pasini.

O Hospital de Caridade de Crissiumal também trouxe seu case de boas práticas, apresentando o protocolo “Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos”. Já os protocolos “Higienizar as mãos para evitar infecções” e “Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão” foram apresentados pelo Hospital de Caridade de Ijuí.

Para o diretor de Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade, médico Volnei Malheiros, os constantes treinamentos promovidos pela Unimed à sua Rede Prestadora têm como objetivo qualificar, cada vez mais, os processos para que estejam alinhados em toda rede credenciada, oferecendo assim um atendimento equivalente a todos os seus beneficiários. “Estamos no caminho certo. Sempre juntos, assessorando nossa rede para fazer o que é importante para a Unimed: entregar com qualidade o serviço ao beneficiário”, reforça. Já o diretor de Gestão de Pessoas e Mercado, médico Edmar Grimm Berg, aponta a evolução já alcançada. “A qualificação permanente dos hospitais contribui para todos aqueles que procuram e precisam dos nossos serviços”, observou.

Os encontros de qualificação da Rede integram o Programa de Valorização do Prestador, implantado em 2016 pela Unimed Noroeste/RS. O evento dá continuidade a outras edições já realizadas. Está previsto ainda para este ano um novo treinamento, direcionado às clínicas, centros de diagnósticos e laboratórios credenciados.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Textos: Jaíse Schumann (MTb 17.199),

João Luís Bindé (MTb 5.093) e

Patricia Medeiros (MTb 18.584)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *