Setembro – Mês do Cinquentenário da Cotricampo

A criação da Cooperativa Tritícola Mista Campo Novo – Cotricampo – é um marco na história do desenvolvimento regional. Sua fundação está diretamente ligada ao crescimento e prosperidade da economia local, bem como ao fortalecimento da agricultura familiar.

O dia 14 de setembro de 1967 foi um divisor de águas para a Região Noroeste. Devido ao forte crescimento na produção de trigo, milho e soja registrada naquela década, os agricultores iniciaram a mecanização da plantação, implementado o processo produtivo junto às propriedades.

As dificuldades maiores estavam na organização do processo de armazenamento desta produção, bem como organização da comercialização das safras, e compras de sementes e fertilizantes de forma mais organizada. Foi com este propósito que o engenheiro agrônomo Daniel Azolin Lena promoveu os encontros para discutir a ideia de organizar este processo em torno de uma cooperativa de produção. Assim surgiu a Cotricampo, inicialmente em Campo Novo, mas que ao passar dos anos foi se espalhando para os demais municípios da Região Celeiro.

Atualmente a cooperativa possui mais de quarenta unidade de negócios, com um faturamento anual que em 2015 somou mais de R$ 583 milhões de reais. Somente em 2015 a cooperativa cresceu 33% no seu volume de faturamento, quando a média de crescimento das cooperativas agropecuárias de nosso estado foi de 15%. São 8.732 associados e 845 funcionários. A capacidade estática de armazenagem é de 303.870 toneladas.

A cotricampo é detentora da DAP Jurídica, congregando mais de 74% do quadro social pertencente à agricultura familiar, possibilitando que a cooperativa acesse o programa nacional de produção de bio diesel do governo federal, há mais de seis anos, com mais de R$1 milhão de reais agregados anualmente à comercialização de soja de cerca de 2.300 agricultores cooperados integrantes do programa.

Fundadores

Eugenio Correa Machado
Alberto Joao Zuchetto
Nelson Da Silva Arbo
Genaro Luiz Riva
Eduardo Foletto
Jose Scherer
Amélio Felice Fiorese
Celeste Fiorese Neto
Cebaldo Arnoldo Knebel
Pedro Alves Da Luz
Tanilo Antonio Cremonese
Frederico Jose Menegassi
Jose Alberto Gomes De Oliveira
Dalcy Alves Martins
Airton Dias Da Motta
Waldemar Pruss
João Timoteo Da Silva
Francisco Rodrigues Da Silva
Julio Pahins Machado
Alfredo Guerra
Olmerindo Freitas Costa
Anastácio Knop
Ary Bastiany

Missão, Visão e Valores

Missão: Buscar a conjugação de esforços entre seus cooperados e a sociedade moderna, construindo um futuro harmonioso que contemple a natureza e o bem estar econômico e social, vencendo nossos limites para conquistas de novas riquezas.

Visão: Ser referência na difusão de tecnologias de produção, fornecimento de insumos e sementes e alternativa segura para a comercialização de grãos.

Valores: Segurança, Liquidez Imediata, Confiabilidade e Parceria.

Área de atuação

A Cotricampo atua em 15 municípios da região, sendo: Campo Novo, Braga, Redentora, Bom Progresso, Três Passos, Tiradentes do Sul, Crissiumal, Humaitá, Sede Nova, São Martinho, Alegria, Coronel Bicaco, Tenente Portela, Dois Irmãos das Missões e São Valério do Sul. São mais de 40 locais de atendimento, que abrange: Unidades de Recebimento e Comercialização de produtos agrícolas e insumos; Supermercados; Agropecuárias; Indústria de farinha de trigo; Central de Armazenagem; Posto de Combustível; Nutrição Animal; Unidade Beneficiadora de Sementes e Praça de Alimentação. Nossa estrutura de apoio compreende: Assistência Técnica aos cooperados, Área Experimental de pesquisas e Serviços de Transportes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *