Sicredi Celeiro RS/SC participa de 2º Encontro Nacional de Cooperativas Escolares

Na última terça-feira, 27, a Sicredi Celeiro RS/SC esteve participando do 2º Encontro Nacional das Cooperativas Escolares, que aconteceu na Casa do Cooperativismo, durante a programação da 42ª Expointer, em Esteio. A cooperativa esteve presente através dos mais de 50 alunos das três Cooperativas Escolares desenvolvidas no município de Tenente Portela. O objetivo foi compartilhar boas práticas de cooperativas escolares e realizar conexões entre os jovens que fazem parte desse movimento, que está crescendo cada vez mais no Estado e em outras regiões do país.

A primeira atividade do dia foi sobre dicas de como transformar vídeos em cooperação e ensino, com o consultor de estratégias de desenvolvimento de negócios, Jean Pierre Veiga. Ele mostrou aos presentes como explorar os recursos dos smartphones para divulgar soluções e habilidades para simplificar a comunicação.

Após, a comissão organizadora do evento realizou o lançamento do Prêmio Excelência em Educação Cooperativa, destinado a professores e orientadores das cooperativas escolares, que terá suas inscrições abertas nos próximos dias no site www.sescooprs.coop.br.

O sócio facilitador do Projeto Cooperação, Roberto Martini, mostrou aos jovens na prática como a cooperação transforma o mundo em que vivemos, através de dinâmicas e vivências. O evento encerrou com um tour dos jovens pelo Parque de Exposições Assis Brasil.

Prestigiaram também o evento os superintendentes do Sescoop/RS, Norberto Tomasini e Gerson Lauermann, os diretores da Ocergs, Margaret da Cunha e Irno Pretto, os superintendentes do Sistema OCB, Renato Nobile e Tânia Zanella, diretores da OCB, o presidente da Ocesp e diretor da OCB, Edivaldo Delgrande, o vice-presidente da Central Sicredi Sul, Márcio Port e conselheiros do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

O que são cooperativas escolares?

As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Em sua essência, buscam formular uma proposta pedagógica com a participação do corpo discente em atividades práticas.

Tem como principal objetivo, oportunizar aos jovens uma formação que contribua com o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, através da vivência de um modelo cooperativo sustentável.

A Sicredi Celeiro RS/SC possui atualmente cooperativas escolares nos municípios de Derrubadas e Tenente Portela e está em processo de implementação nos municípios de Sede Nova, Vista Gaúcha e Miraguaí.

cooperativismo    sicredi cooperativismo

Fonte/Fotos: Assessoria de Imprensa Sicredi Celeiro RS/SC 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *