Tornado atingiu São Miguel das Missões, afirma meteorologista

O fenômeno que assustou a cidade de São Miguel das Missões, no noroeste do Estado, na noite de domingo, foi um tornado. A confirmação é da meteorologista Patrícia Vieira, da Somar Meteorologia, que analisou fotos e vídeos gravados por moradores.

— É comum em estações de transição, como o outono — afirmou a especialista.

Forte tempestade, o tornado tem como principal característica uma nuvem em forma de funil (o que é possível ver nas imagens) em direção ao solo. Não há informações oficiais da velocidade a que chegaram as rajadas de vento que destelharam cerca de 70 casas, um CTG, um hospital e um museu arqueológico de São Miguel das Missões, mas, segundo Patrícia, os ventos giratórios do tornado podem alcançar de 110km/h a 500km/h.

Mesmo com pequeno diâmetro (centenas de metros até dois quilômetros) e curta duração (de minutos a meia hora), é considerado o fenômeno atmosférico mais devastador.

— O tornado é um dos fenômenos naturais mais bonitos e ao mesmo tempo mais destrutivos da natureza. Sempre que ouvimos falar que um tornado foi visto em algum lugar do mundo, quase sempre se fala em casas destruídas, árvores arrancadas e até mesmo mortes — afirma a meteorologista.

Na localidade de Rincão dos Moraes, interior da cidade missioneira, há relatos de que o tornado arrancou uma casa por completo e que um carro acabou “voando” para o campo, ficando completamente destruído.

— Eu estava em casa, com minha família, quando escutei o barulho. Fechamos todas portas e ficamos dentro de casa. Com criança pequena, nem saíamos para olhar. Mas o barulho foi assustador — conta o policial militar Eliézer Carloto.

(Com informações Zero Hora)

Foto: Cristian Nascimento

Um comentário em “Tornado atingiu São Miguel das Missões, afirma meteorologista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *