Três estados encerram paralisação nos Correios e adesão cai para menos de 1%

Três estados que haviam aderido ao movimento de paralisação parcial nos Correios na quinta-feira (15) voltaram à normalidade ontem, 16: Ceará, Piauí e Santa Catarina. A paralisação agora está restrita a algumas regiões de apenas três Estados: Rio Grande do Sul (algumas cidades da base do sindicato sediado em Porto Alegre), Minas Gerais (apenas região da Grande Belo Horizonte) e Sergipe. De acordo com o sistema eletrônico de presença, 99,08% do efetivo dos Correios está trabalhando normalmente em todo o país. No Rio Grande do Sul, o percentual de empregados presentes em seus locais de trabalho nesta sexta-feira foi de 94,9%.

A paralisação parcial não afeta o atendimento à população. Todas as agências estão abertas e os serviços, inclusive a entrega de Sedex e o Banco Postal, estão disponíveis. Nas localidades onde a paralisação persiste, os Correios já estão aplicando o Plano de Continuidade de Negócios, que inclui ações como realização de horas extras e mutirões, apoio de trabalhadores da área administrativa e realocação de funcionários.

O acordo coletivo de trabalho deve ser assinado pelos sindicatos no início da próxima semana. A proposta dos Correios prevê, entre outras melhorias aos trabalhadores, reajuste de 9%, a ser concedido nos percentuais de 6%, em agosto de 2016, e 3%, em fevereiro de 2017; reajuste nos benefícios em 8,74%; e a manutenção das demais cláusulas do ACT 2015/2016, inclusive a que trata do plano de saúde.

(Ascom-RS/ Foto: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *