Três Passos terá sinal analógico desligado em 2023

Desde que a televisão chegou ao Rio Grande do Sul, no ano de 1959, não parou de evoluir. Nos anos 70 a imagem ganhou cor. Nos anos 80 passou a contar com um adicional que trouxe mais praticidade, o controle remoto, e também, ganhou um toque de modernidade, a tela plana. E não parou por aí, no ano 2000 as telas ficaram mais finas e ao longo dos anos passaram por inúmeras melhorias.

Seis décadas depois da primeira transmissão televisiva no Rio Grande do Sul, estamos vivendo um marco histórico. O sinal analógico, recebido pelos televisores até então, está sendo desligado e substituído pelo sinal digital, que garante maior qualidade de som, imagem mais nítida, sem ruídos e interferências. O desligamento do sinal analógico, também irá liberar a faixa de 700 MHz, que é ocupada por canais de sinal analógico, a radiofrequência será utilizada para ampliar o serviço de telefonia e internet 4G no Brasil.

Não é mais somente em frente à televisão que se tem acesso a programação, com a mobilidade do sinal digital, é possível acessar às transmissões em computadores, tablets e celulares. Disponível em nosso país desde o ano 2006, o sinal digital foi sendo implantado aos poucos. As emissoras puderam transmitir o sinal digital e o analógico simultaneamente e agora o antigo sinal está sendo substituído.

Na última quarta-feira, 14 de março, 107 municípios gaúchos tiveram o sinal analógico desligado, a interrupção do sinal para estes municípios estava prevista para o dia 31 de janeiro deste ano, mas foi prorrogada por membros do grupo de implantação da TV digital – Gired, coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel. De acordo com informações do site Seja Digital, o município de Três Passos e as demais cidades da Região Celeiro terão o sinal interrompido no dia 31 de dezembro de 2023.

Artigo de luxo em seus primórdios, hoje os televisores estão presentes na maioria dos lares brasileiros. Para manter a telinha conectada é necessário possuir uma televisão com conversor digital embutido, como modelos fabricados a partir de 2012, que já integraram a tecnologia, ou adquirir um conversor digital e uma antena. O Governo Federal está fazendo a distribuição de kits para integrantes de programas sociais. Todas as informações podem ser consultadas no site www.sejadigital.com.br ou pelo telefone da Central de Atendimento no 147.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *