Vacinação contra a gripe A tem mais de 5 mil imunizados em Três Passos

Aconteceu no último sábado, 13, em todo o território nacional o Dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe A. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, na última terça-feira, 16, mais de 330 mil pessoas foram imunizadas contra o vírus da gripe, somente no sábado, que foi o Dia D da campanha em todo o Rio Grande do Sul.

O secretário estadual da saúde, João Gabbardo dos Reis, enfatizou que a cobertura alcançou 65% dos grupos prioritários, o que em números representa cerca de 2,2 milhões de pessoas imunizadas desde o início da campanha, em 17 de abril. A campanha segue até o dia 26 de maio e a meta é alcançar 90% dos grupos prioritários. Em Três Passos a cobertura vacinal no município chega a 68,03% do público alvo, ou seja, 4.195 pessoas foram vacinadas; mais 1.741 doentes crônicos e em condições especiais, número este que não está contabilizado na porcentagem.

De acordo com a coordenadora Municipal do Programa de Imunizações, Taís Trombetta Dalla Nora, a procura está sendo boa desde o início da campanha em 17 de abril. “O que podemos levar em conta é que a cada ano aumenta o número de idosos a serem vacinados, em virtude do aumento da expectativa de vida da população”, destacou a coordenadora. No entanto, Taís pontuou que a procura da vacina pelo grupo de crianças e gestantes está abaixo do esperado. “Ressaltamos que a vacina é segura e que a única contraindicação para a vacinação é ser alérgico a ovo de galinha, ainda, destacamos que as gestantes podem fazer a vacina em qualquer período gestacional”, informou.

A campanha segue até o dia 26 de maio, e aqueles que ainda não se imunizaram e fazem parte dos grupos prioritários, devem dirigir-se a sua unidade de saúde o quanto antes, levando consigo a carteira de vacinação; documentos que comprovem a profissão, para os trabalhadores da área de saúde, sistema prisional e professores; e receita médica que indique a necessidade, para doentes crônicos.

Foto: Elenara de Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *