Vagas gratuitas para Curso Superior em Processos Químicos no IFFar – Campus Panambi

Laboratórios Didáticos EspecializadosO Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – Campus Panambi oferece educação profissional pública, gratuita e sempre em busca de excelência. Em 2019 um novo curso de graduação passará a integrar o quadro de ofertas de cursos superiores. Tecnologia em Processos Químicos é um curso de três anos e meio de duração que visa formar profissionais aptos a atuar nos mais variados ramos dos processos industriais, como indústria alimentícia, química, petroquímica, eletroquímica, farmacêutica, mineradora e de produção de insumos.

O estudante tem, desde o primeiro semestre, aulas práticas sobre química, processos industriais e organização de laboratórios, além de todo o aporte teórico para o entendimento dos principais processos industriais. Para concluir a formação, é necessário realizar o estágio de conclusão de curso supervisionado.

O Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos estuda os processos relacionados à química farmacêutica e cosmetologia, indústria de polímeros, tintas e pigmentos, tratamento de superfície, tratamento de água e efluentes, produção de sucos e bebidas fermentadas, derivados do petróleo, além de toda a cadeia produtiva de alimentos, com especialidades e vasto campo de atuação na região, como a de laticínios e derivados, a de extração de óleos e a de processamento de carne e derivados.

O profissional formado atua na linha de produção, desempenhando papel análogo ao do Químico Industrial. Opera equipamentos e fiscaliza processos industriais e agroindustriais. Em laboratórios, faz análises de qualidade da matéria-prima e controla reações químicas envolvidas na fabricação de produtos, mantendo padrões físico-químicos e microbiológicos dentro do estabelecido pelas normas vigentes. Também participa do controle de descartes e resíduos industriais, de modo a não prejudicar o meio ambiente com poluentes.

O profissional formado pode requerer registro no Conselho Regional de Química (CRQ) e, assim, tornar-se apto a assinar termo Anotação de Função Técnica (AFT) como responsável técnico de produtos, processos e demais funções inerentes à formação. Mais informações podem ser consultadas em www.processosquimicos.com.

40 vagas no IFFar – Campus Panambi

Para 2019, serão disponibilizadas 40 vagas para o Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos. O curso é matutino, com 3,5 anos de duração. Para concorrer a uma vaga é necessário ter realizado o ENEM 2018.

período de inscrições vai até 10 de janeiro de 2019, pelo site www.iffarroupilha.edu.br/proseletivo. O curso é totalmente gratuito. Outros cursos superiores ofertados pelo IFFar – Campus Panambi são Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química, Tecnologia em Produção de Grãos e Tecnologia em Sistemas para Internet.

Sobre o IFFar – Campus Panambi

Atualmente o campus oferta 405 vagas anuais, distribuídas em 14 cursos totalmente gratuitos. Há vagas para o ensino técnico integrado ao ensino médio (regular e PROEJA), subsequente (pós ensino médio), cursos de graduação e pós-graduação. No decorrer dos oito anos de funcionamento efetivo do Campus, a instituição vem trabalhando para tornar-se referência em educação profissional, através da aproximação com a comunidade de Panambi e municípios da região, ofertando cursos que possam impulsionar o crescimento local e regional, em consonância com os arranjos produtivos.

Excelência em Cursos Superiores

Dos cinco cursos superiores ofertados pelo Campus Panambi, três já foram avaliados pelo MEC. Licenciatura em Química e Tecnologia em Sistemas para Internet possuem conceito 4, e Licenciatura em Ciências Biológicas possui conceito 5, em uma escala que vai de 1 a 5. Os resultados demonstram a qualidade das condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, as instalações físicas e a organização didático-pedagógica.

Cursos ofertados
Modalidade Curso Turno Duração
Técnico

Integrado ao Ensino Médio

Automação Industrial Manhã e Tarde 3 anos

 

Manutenção e Suporte em Informática
Química
Técnico

Subsequente

Controle Ambiental Noite 2 anos

2 anos

2 anos

Edificações
Pós-Colheita
Técnico integrado ao Ensino Médio PROEJA Edificações Noite 3 anos
Superior Tecnologia em Processos Químicos Manhã 3,5 anos
Licenciatura em Ciências Biológicas 4 anos
Licenciatura em Química Noite 4 anos
Tecnologia em Sistemas para Internet 3 anos
Tecnólogo em Produção de Grãos 3,5 anos
Formação Pedagógica EaD 2 anos
Pós-Graduação Biodiversidade e Conservação Diversos 1 ano

 

Informações adicionais sobre cursos, vagas e processos seletivos podem ser obtidas pelo telefone (55) 3376 8800, pela página do Facebook – facebook.com/iffarroupilhapb – ou pelo e-mail ascom.pb@iffarrroupilha.edu.br.

(Assessoria de Imprensa)

 

Um comentário em “Vagas gratuitas para Curso Superior em Processos Químicos no IFFar – Campus Panambi

  • 12 de dezembro de 2018 at 13:26
    Permalink

    Ótima oportunidade de formação – cinco cursos superiores totalmente gratuitos em Panambi:
    – Ciências Biológicas
    – Química
    – Produção de Grãos
    – Sistemas para Internet
    – Processos Químicos

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *