Você conhece a nossa Feira do Produtor Rural?

Muitas vezes na hora de comprar frutas, verduras, legumes e produtos de origem animal ficamos em dúvida de onde adquiri- los. A Feira do Produtor Rural de Três Passos existe desde a década de 80 e é uma ótima opção para quem procura produtos de qualidade e com bom preço. Ela oferece itens vindos diretamente da agricultura familiar do nosso município. São frutas, verduras, queijo, leite, melado, pães, cucas, bolachas, salame e muito mais. Em sua maioria, os produtos são de raiz orgânica, utilizando apenas adubo químico. A famílias produtoras veem na feira uma oportunidade para continuar produzindo e se manter no meio rural.  Para conhecer um pouco mais sobre a Feira e como ela funciona, conversamos com o secretário de Agricultura de Três Passos, Evandro Augusto Colombo e com os produtores expositores. Confira:

A quanto tempo a feira do produtor acontece em Três Passos?

A Feira do Produtor iniciou nos Fundos da Coordenadoria Regional de Educação, na década de 80. Em uma segunda Etapa, já na década de 90, a Feira do Produtor foi transferida para a Praça Reneu Geraldino Mertz, sendo que em 1999, tentou-se fazer a feira descentralizada no bairro Pindorama, junto a sua sede social, buscando facilitar o acesso aos moradores do bairro a feira. Em 27/10/2001, a Feira do Produtor passa a ter sua sede própria cedida pela Prefeitura municipal, aonde funciona na rua General Osório, nos fundos do Fórum.

 Qual o intuito da Feira do Produtor?

Valorizar a produção e os produtores locais, promovendo através da economia solidária, a aproximação dos consumidores com quem produz, diminuindo os atravessadores, e aumentando os elos de respeito e confiança com quem produz e consome. A Feira do Produtor Rural, destina-se exclusivamente, à venda no varejo de produtos hortigranjeiros, conservas, pescados, derivados do leite e demais produtos oriundos da agricultura familiar e ou da agricultura familiar trespassense, com exceção da venda de carnes “in natura”.

 Atualmente, quantos produtores participam?

São sete Box, porém existem várias famílias de agricultores familiares do município envolvidas através de parcerias, pois as mesmas perpassam sua produção para serem comercializadas na Feira do Produtor, pelas famílias que cuidam dos espaços.

Sou agricultor e quero vender meus produtos junto a Feira. Como devo proceder?

Os interessados em comercializar seus produtos na Feira do Produtor de Três Passos deverão observar o disposto na lei nº 4444 de 30 de novembro de 2010 no seu Artigo 3º: Os interessados em comercializar seus produtos na Feira do Produtor de Três Passos devem provar ao Setor de Fiscalização da Prefeitura, sua condição de produtor rural, declarando o local de suas culturas, tipo de manejo e tipos de produtos a serem comercializados. Parágrafo Único: Para tanto o interessado deverá apresentar os documentos exigidos pela autoridade competente e manter seu cadastro atualizado no setor de Fiscalização.

Para Três Passos, qual a importância de feiras como esta?

As feiras livres e em especial a feira do produtor são espaços de agregação sócio econômico, aonde é possível a integração dos públicos rural e urbano, de forma direta sem intermediários, possibilitando a população e aos consumidores, produtos de qualidade oriundos de nossa agricultura familiar. Também é um espaço de resgate de culturas, cultivos e experiência, resgatando os saberes de todos os envolvidos no processo. Para o secretário de agricultura de Três Passos busca-se valorizar a produção e os produtores locais, estimulando a diversificação produtiva e a geração de emprego e renda. A prefeitura municipal como forma de incentivo, cede de forma gratuita o espaço aos feirantes, custeando a água e a luz da Feira do produtor.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *